Clube tem história contra seleções nacionais
![]() | |
Da Toca II
João Marcos Dias
O amistoso desta quarta-feira contra a África do Sul, no Mineirão, entrará para uma galeria de jogos históricos do Cruzeiro contra seleções. De 1966 a 1983, o time celeste disputou 32 partidas com equipes que disputam torneios internacionais e fazem parte do ranking da Fifa.
O retrospecto é favorável à Raposa. São 17 vitórias, dez empates e apenas cinco derrotas ante seleções de América, Ásia e África. O Cruzeiro marcou 59 gols e sofreu 29.
O time conhecido como Bafana Bafana será o segundo selecionado do continente africano que o Cruzeiro enfrentará. No início de 1980, o Clube atendeu convite da Fifa para excursionar pela Nigéria e jogou contra a seleção local duas vezes, em Lagos. Venceu por 1 x 0 em 30 de janeiro e empatou por 1 x 1, em 9 de fevereiro.
O primeiro dos 32 confrontos foi contra a já extinta União Soviética, em 6 de fevereiro de 1966. O jogo disputado em Belo Horizonte foi válido pelo Torneio Internacional do Mineirão e terminou com triunfo soviético por 1 x 0, gol de Ivanov.
Apenas mais um amistoso foi disputado no Mineirão. Em 23 de janeiro de 1970, o Cruzeiro superou a seleção da Romênia, por 2 x 1, gols de Palhinha e Darci. Dumitrache marcou para os romenos na partida válida pelo Torneio José Guilherme, conquistado pelo time celeste após empate por 1 x 1 com o Sparta Praga, da República Tcheca.
Os demais jogos foram disputados em excursões internacionais nas décadas de 1960, 1970 e 1980. A seleção que o Cruzeiro enfrentou mais vezes foi a do Equador, em três ocasiões. O histórico é de uma vitória, um empate e uma derrota celeste.
Fonte: Site Oficial
0 comentários:
Postar um comentário